Apresentação

Adiado para data a anunciar oportunamente, face aos constrangimentos associados ao COVID19

III encontro a formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora
&
II jornada internacional sobre formação de professor@s de educação infantil.

Estes encontros realizam-se em simultâneo na Universidade de Évora, entre 16 e 18 de abril de 2020, numa parceria entre a Universidade de Évora e diversas universidades brasileiras , na senda de dois eventos que partilham o seu enfoque na formação docente para as primeiras idades – 0 aos 12 anos.
Na atual sociedade em constante mudança, surgem novas formas de trabalho, reinventam-se culturas e práticas sociais e as crianças assumem novos protagonismos e direitos, ao mesmo tempo em que se assiste a crescentes desigualdades e fragmentações sociais, económicas e culturais. O papel do/a professor/a e do/a educador/a bem como a sua formação têm sido objeto de questionamentos, reivindicando-se novos rumos para uma profissão complexa, social e culturalmente implicada na construção de um futuro sustentável. Este encontro irá contribuir para este debate e refletir acerca de projetos de formação docente para as primeiras idades capazes de edificar uma nova profissionalidade adequada aos desafios da educação de crianças nas sociedades de hoje.
Público: Profissionais e investigadores/as de diversos contextos nacionais e estrangeiros, estudantes de formação inicial e pós-graduada, parceiros envolvidos na formação para a docência nas infâncias e na sua educação.
Submissão de trabalhos: poderão ser apresentadas propostas de trabalhos de investigação sobre a formação de educadores/as de infância e professores/as do 1.º CEB, experiências/projetos de formação ou trabalhos desenvolvidos no contexto da formação inicial. Aceitam-se propostas de trabalhos nas modalidades de:
Comunicação oral – comunicações de 15 minutos a serem integradas em simpósios de acordo com os eixos temáticos.
Poster
Workshop/Oficinas – Propostas para a dinamização de workshops que procurem promover a vivência/experimentação dos participantes de diversos processos com relevância para a formação de educadores/as de infância e professores/as do 1.º CEB.
Datas importantes:
Envio de resumos (em português, espanhol ou inglês): 8 de dezembro 2019
Notificação de aceitação: até 4 de fevereiro de 2020
Inscrições: preço reduzido até 29 fevereiro. Data limite: 10 de abril 2020
Envio do texto para ATAS (publicação on-line):  29 de maio de 2020
Eixos temáticos:
  1. Políticas de formação docente;
  2. Formação de profissionais: projetos, processos, e identidades;
  3. Iniciação à prática profissional: relação entre IES e os contextos;
  4. Dimensão investigativa da prática profissional;
  5. Dimensão estética da formação: arte, cultura e sociedade;
  6. Pesquisas com crianças e formação docente;
  7. Educar na e com a cidade: pesquisas e experiências;
  8. Educação, diversidade e formação docente: desafios do mundo contemporâneo.